segunda-feira, 7 de abril de 2014

Efeito do OE de Lavanda, Ylang-ylang e Camomila Romana sobre a insônia em mulheres de meia idade

O Efeito do óleo essencial de  Lavanda no Sistema Nervoso Autônomo em Mulheres de meia idade com insônia


JUSTIFICATIVA: o objetivo deste estudo é determinar os efeitos do óleo essencial de lavanda durante 12 semanas no auto-relato do sono e da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) em mulheres de meia-idade com insônia. Sessenta e sete mulheres com idades entre 45-55 anos, com CPSQI (versão chinesa do Pittsburgh Sleep Quality Index) superior a 5, foram recrutadas em comunidades do Taiwan. O grupo experimental (n= 34) recebeu inalação de óleo essencial de lavanda, 20 min de cada vez, duas vezes por semana, durante 12 semanas, com um total de 24 vezes. O grupo controle (n= 33 ) recebeu programa de educação em saúde para a higiene do sono, sem intervenção. O estudo da VFC foi analisada por meio de métodos de tempo e no domínio da frequência. Diminuição significativa da freqüência cardíaca média (FC) e aumentos de SDNN (desvio padrão dos intervalos normais do normal (NN) ), RMSDD (raiz quadrada da média diferenças de intervalos sucessivos NN quadrado) e HF (alta frequência) da análise espectral foram observadas nas semanas 4 e 12 após inalação de óleo essencial de lavanda. A pontuação total CPSQI dos sujeitos do estudo foi significativamente reduzida no grupo experimental (P<0,001), enquanto nenhuma diferença significativa foi observada em todo o mesmo período de tempo (P= 0,776 ) no grupo de controle. FC de repouso e VFC medições na linha de base de 1 mês e 3 meses após a alocação não apresentaram diferença significativa entre os grupos experimental e controle. O estudo demonstrou que a inalação de óleo essencial de lavanda pode ter um efeito persistente de curto prazo em HRV com um aumento da modulação parassimpática. Mulheres que receberam inalação de óleo essencial de lavanda experimentaram uma melhora significativa na qualidade do sono após a intervenção. No entanto, o óleo essencial de lavanda não parece conferir benefício em VFC no longo prazo de seguimento.

RESULTADOS: relatos subjetivos de dificuldade para dormir são prevalentes em mulheres de meia idade na transição para menopausa. Os problemas do sono são relatados em 39-47 % das mulheres na perimenopausa, e 35-60 % das mulheres na pós-menopausa. Em um estudo em uma comunidade em Taiwan, 46% das mulheres da meia -idade se sentiam insatisfeitas com seu sono. A incidência é consistente com estudos anteriores em outras populações de pacientes, e os mecanismos subjacentes da má qualidade do sono entre essas mulheres estavam relacionados com a ansiedade. Os distúrbios do sono têm sido considerados como uma parte natural do processo de perimenopausa. Mulheres na perimenopausa geralmente acreditam que seus problemas de sono irão diminuir à medida que passam através do período de transição para a menopausa. Portanto, eles tendem a buscar estratégias de auto -ajuda ou medicina complementar e alternativa (CAM) antes de recorrer à medicina convencional.

Entre as terapias do CAM, a aromaterapia tem sido amplamente usada para modificar o humor e o sono. Aroma inalação de óleo essencial de lavanda, camomila romana e ylang -ylang induz um estado de espírito propício ao sono. Inalação de curto prazo de óleo de lavanda foi utilizado como um auxiliar de sono. Em um único estudo cego, randomizado piloto, Lewith e colegas investigaram a eficácia de óleo essencial de lavanda em insônia em 10 voluntários e descobriu-se que o óleo essencial de lavanda cria uma melhora na qualidade do sono de forma mais do que o óleo de amêndoa doce no grupo de controle. Usando um placebo, um controle e um tratamento, Goel e seus colegas descobriram que a óleo essencial de lavanda foi capaz de aumentar a percentagem de sono profundo ou de ondas lentas em homens e mulheres. Concluiu-se que a lavanda pode proporcionar uma sedação leve para promover o sono. No entanto, não há provas suficientes das investigações atuais para provar efeito hipnótico direta de óleo essencial de lavanda no tratamento da insônia.

Por outro lado, há evidências da eficácia de lavanda para o tratamento da ansiedade em seres humanos. Em um único estudo cego, randomizado piloto, Lehrner e seus colegas descobriram a exposição ao óleo essencial de lavanda é eficaz no alívio de humor ansioso em pacientes odontológicos submetidos a procedimento estressante. Kuroda e colegas examinaram os efeitos sedativos do (R) - (-)- linalol , o principal componente de ambos chá de jasmim e lavanda, no humor e atividade nervosa autônomo (SNA). Eles descobriram que ela produziu calma e vigoroso estado de humor e provocou uma diminuição significativa na frequência cardíaca e um aumento no componente HF (alta frequência), quando comparados com os controles. Para examinar se o aroma de lavanda exerce efeitos ansiolíticos, Bradley e colegas testaram a eficácia do óleo essencial de  lavanda administrada por via oral. Eles mostraram que as cápsulas do óleo essencial de lavanda tem efeitos benéficos no alívio de ansiedade leve, com um aumento significativo da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) em mulheres, mas não em homens. Estes estudos demonstraram os efeitos ansiolíticos e aliviadores do stres em mulheres de meia-idade com insônia.


CONCLUSÃO: após 12 semanas de uso de óleo essencial de lavanda, as mulheres de meia-idade com insônia têm melhora na qualidade de seu sono. Aumento das modulações HRV com uma HR inferior de repouso, bem como uma maior SDNN, RMSDD, e HF foi observada pouco depois da inalação do óleo essencial de lavanda. O óleo essencial de lavanda não parece conferir benefício em VFC no longo prazo de seguimento.

Tradução: Terra Flor Aromaterapia

Leia o artigo original: 

http://europepmc.org/abstract/MED/21869900;jsessionid=RC8mrkvoiBVbUo2OwfQl.18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você pensa sobre este post.