quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O que é Aromaterapia

Aromaterapia é a terapia que utiliza os aromas vegetais, ou seja, os óleos das plantas aromáticas –  óleos essenciais (OE) - para cuidar da saúde do corpo e da mente. Esse termo foi criado por volta de 1938, com a publicação do livro Aromathérapie de autoria do engenheiro químico francês René Maurice Gattefossé.




Na prática, a Aromaterapia é a arte e a ciência de utilização dos OE, é um sistema terapêutico natural que utiliza os OE para equilibrar o corpo e a mente no dia a dia.


Pode ser utilizada sozinha, em conjunto com métodos terapêuticos tradicionais ou em terapias complementares, para auxiliar o tratamento de problemas cotidianos individuais e da família, tais como: indigestão, gripes, alergias, sinusite, dermatites, dor de cabeça, dor muscular e articular, dor de dente, inflamações, micoses, cicatrização de ferimentos, insônia, exaustão nervosa, falta de concentração e memória, desânimo entre tantos outros.

Também é usada como coadjuvante em tratamentos cosméticos, de redução de celulite e edemas, peso, queda de cabelos, só para citar alguns exemplos.

Pode ainda ser utilizada para trazer alívio dos sintomas da menopausa, diminuir a ansiedade, estimular a libido e aumentar a autoestima ou ainda para promover relaxamento e bem estar em ambientes.

Os OE são usados na forma de colares aromáticos individuais, bochechos, gargarejos, fricções corporais, máscaras de argila, shampoos, cremes nutritivos e hidratantes, em sinergias com óleos vegetais para hidratação e massagens, vaporizações, inalações, compressas, escalda pés, banhos de imersão, perfumes, aromatização ambiental, etc.

Com o auxílio da tecnologia aplicada à pesquisa, a aromaterapia evoluiu bastante. O que antesera baseado e atestado apenas em experiências empíricas, hoje pode ser comprovado cientificamente.

Sabia-se, por exemplo, desde a antiguidade que a lavanda era um OE relaxante. Agora, através de testes de cromatografia gasosa1 pode-se definir exatamente que o acetato de linalina, composto molecular presente no OE da lavanda, é um dos responsáveis pelo relaxamento do sistema nervoso decorrente do uso deste OE.

Na Europa, a Aromaterapia é usada há mais de 60 anos. É praticada por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde e bem estar, como também por leigos, através de métodos simples e eficazes no tratamento de pequenas desordens orgânicas.

A Aromaterapia pode acompanhar o seu dia a dia, ajudando-o a vencer todas as tarefas com ânimo e alegria.