quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dicas e Orientações Terra Flor

Qualquer pessoa pode usar com segurança os Óleos Essenciais (OE). Para isso, é importante que algumas precauções sejam observadas, uma vez que tratam-se de substâncias altamente concentradas. Sempre que usados nas doses corretas você obterá o máximo potencial dos Óleos Essenciais.

. Óleos Essenciais não se diluem em água. Portanto, para reduzir a sensação alérgica ou de queimação causada por algum óleo essencial aplique um pouco de óleo vegetal sobre a área afetada;

. Alguns óleos essenciais apresentam dermoagressividade e podem irritar a pele. Por isso, dilua-os a um veículo carreador (óleo vegetal ou creme);

. Nunca permita que óleos essenciais puros sem diluição em óleo vegetal ou outro veículo inerte entrem em contato com as membranas mucosas de áreas sensíveis;

. Feche bem a tampa de seus óleos essenciais e mantenha-os fora do alcance de crianças.

Dicas para seu banho!

A temperatura da água têm efeitos diferentes sobre o corpo.  

Fria - 10°C a 29°C - Temperatura utilizada para estimular o metabolismo, tonificar a pele e aumentar a imunidade. 

ATENÇÃO: Estas temperaturas não são recomendadas para pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos. O choque da água fria pode produzir uma alteração nos batimentos cardíacos e um pequeno aumento de pressão. Temperaturas muito baixas deverão ser usadas num tempo máximo de dois minutos.

Morna - 29°C a 36°C - Temperatura próxima da temperatura do corpo (37°C), de modo que não ocorrem mudanças fisiológicas profundas. A principal função terapêutica deste banho morno é criar uma temperatura agradável induzindo o relaxamento profundo.  Esse banho poderá ser tolerado por até uma hora.

Quente - 38°C a 41°C - Temperatura usada para intensificar o papel excretor da pele, auxiliando a desintoxicação com efeito sedativo e relaxante. Melhor tomá-lo antes de dormir. Benéfico em estados de tensão e insônia. Duração de cinco a quinze minutos.
Banhos quentes ou mornos poderão ser intercalados por chuveiradas de água fria.

ATENÇÃO: Extremos de temperatura tem efeitos colaterais que podem ser indesejáveis para crianças, idosos, convalescentes e pessoas com graves problemas de saúde.

Para obter um aroma agradável em seu banho, dilua os OE's antes de adicioná-los a banheira ou ofurô em:

•  leite em pó: três colheres de leite em pó diluidas em um copo de água;
•  água marinha;
•  gel de banho neutro;
•  espuma de banho neutra;
•  sais de banho neutro;